13/05/2023 - Por SindPrevs

13 DE MAIO

Opniões em Debate
13 DE MAIO
Imagem reprodução SindPRevs

Há exatos 135 anos, em 13 de maio de 1888, foi promulgada a Lei Áurea, pela então regente do Brasil, princesa Isabel. A lei concedia a abolição da escravatura para os mais de 4,9 milhões de negros escravizados no país.

Porém, o que deveria ser considerado o alcance da liberdade, foi, na verdade, o início de uma era de desigualdade social e racial que perdura até a atualidade.

A escravidão no Brasil, assim como em diversas nações espalhadas pelo mundo, foi tão cruel e desumana que, mesmo passados quase um século e meio da sua abolição, as suas consequências ainda são bastantes e duramente perceptíveis.

A pobreza, a violência e a discriminação que afetam, diariamente, a população negra são um reflexo de uma sociedade que normalizou o preconceito, deixando-os às margens das comunidades e excluídos do direito à sociedade.

O período pós-abolição é marcado por uma série de intolerância racial adotada pela elite com ações que refletiram na legislação e na Constituição do Brasil de 1891, a Carta Magna do pós-Abolição da Escravatura, que estabelecia um tratamento diferente aos negros ou escravos libertos em comparação com o resto da sociedade.

As torturas, semelhantes às que massacravam os escravos, continuaram com outro tipo de “vestimenta”: tornaram-se meios de disciplinas comuns para os escravos livres e para a população negra, em geral, que eram estigmatizados como potenciais criminosos e levados às prisões sem julgamentos e sem o mínimo de acesso a direitos humanos. O cenário não era muito diferente do atual.

Mesmo com o fim oficial da escravidão, a cor da pele continuou sendo o símbolo constante da discriminação e dos preconceitos, com isso, os negros se viram obrigados a buscar moradia em regiões precárias e afastadas dos bairros centrais das cidades, sem meios para obtenção do sustento para suas famílias.

Homens e mulheres tiveram de se sujeitar a trabalhos domésticos para a elite, serviços que, ainda como hoje, os mantinham com pouca remuneração, muitas vezes insuficientes para assegurar o alimento ou ter acesso a uma moradia, e, muitas vezes, sem remuneração e em situação semelhante à de escravidão.

FALSA ABOLIÇÃO

O dia 13 de maio é considerado, pelo movimento negro, como um dia de intensificar a luta contra o racismo que está fortemente ligado às circunstâncias históricas relacionadas ao capitalismo que tem a escravidão como um de seus pilares.

Mesmo com o passar dos anos, não foram criadas as condições para que a população negra fosse inserida com dignidade na sociedade. Pelo contrário, o que se vê é cada vez mais uma desigualdade profunda, histórica e cultural, que faz parte das estruturas sociais, econômicas e políticas do país. Por isso que o dia 13 de maio é conhecido com a “falsa” abolição da escravatura no país.

Desde 1934, a classe trabalhadora elege, por meio de eleições diretas, quem ela quer que seja autoridade do país. Mas, até hoje, quer sejam eleitas ou não, as autoridades dos poderes Legislativo e Executivo insistem em desconsiderar a verdadeira história de luta e resistência bravamente travada pelo povo preto, marcadas, hoje, por movimentos negros que reivindicam seus direitos.

Uma prova disso é que, mesmo diante da derrota nas urnas do governo fascista e preconceituoso eleito em 2018 para administrar o país, as ideias absurdas e despropositadas ainda impõem ódio e induzem o seu séquito a praticar a violência contra as a população preta e pobre.

POR UMA CONSCIÊNCIA NEGRA

Que esse tempo de racismo tenha um fim imediato. Para que isso tenha efeito, devemos fazer uma imersão dentro de nós mesmos e fazer um balanço de como nos comportamos como seres humanos. Somos justos? Somos a favor da igualdade racial? Ou nos escondemos por trás de clichês deploráveis e mesquinhos?

Somos um país de negros e negras. Somos um país abençoado por ter em pretos e pretas uma base sólida que construiu esse país quando os ditos brancos não tinham a coragem laborativa para as tarefas insalubres impostas aos descendentes de Zumbis, Dandaras e Marielles, gente que faz a nossa história ser de luta e de luto.

É hora de dar um basta ao racismo! É hora da união de todas as raças para daí construirmos um país melhor e mais justo para todos e todas, independentemente da cor de nossa pele.

Que nossa consciência negra nos fortaleça para lutar contra o racismo e toda forma de opressão!




*Com informações do Sinpro-DF.

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades