10/05/2023 - Por SindPrevs

POR UM PAÍS QUE PRIVILEGIE A RESPONSABILIDADE SOCIAL!

Opniões em Debate
POR UM PAÍS QUE PRIVILEGIE A RESPONSABILIDADE SOCIAL!
Imagem reprodução SindPRevs

Quanto mais as mídias tradicionais, associadas aos interesses do mercado financeiro, defendem todos esses aparatos fiscais que estão reduzindo a capacidade do país em investir em políticas públicas e nas estruturas garantidoras da prestação do serviço público e de sua qualidade, mais o Brasil se engana e decai em crises sociais.

Os Servidores e Servidoras Públicos(as) Federais (SPFs), que constatam a máquina pública de dentro, precisam se mobilizar para contrapor toda essa narrativa que determina a responsabilidade fiscal acima da social.

O ROMBO EXISTE, MAS EM OUTRO LUGAR

Segundo a Auditoria Cidadã da Dívida – organismo que tem o apoio de diversas entidades, dentre elas a FENASPS – na realidade o rombo está nos gastos com juros e amortizações da dívida pública, que neste ano de 2023 já consumiram R$ 761 bilhões (somente até o dia 9 de maio), o que representa mais da metade (52%) de todos os gastos.

Isso beneficia principalmente grandes bancos e investidores, aprofundando ainda mais a já nefasta concentração de renda no país. Em resumo, o problema no Brasil não é o gasto social, é o gasto com a Dívida Pública!

O arcabouço fiscal mantém o teto para os investimentos sociais e prioriza o gasto financeiro com a chamada dívida pública, reservando para esse gasto estéril, além das receitas obtidas com a própria dívida, diversas outras receitas que deveriam financiar investimentos socioeconômicos. Por isso o mercado financeiro tem festejado tanto o arcabouço fiscal!

O momento é agora: os(as) trabalhadores(as) precisam fazer presença no debate público e lutar por um país que visa não a manutenção das elites e suas regras engessadas, mas sim os interesses da população que exigem desenvolvimento socioeconômico com emprego, renda, saúde e moradia.

Compartilhe esta matéria com seu colega de trabalho, seu vizinho, no seu grupo da família e deixe essa ideia seguir adiante!

O Serviço Público e o desenvolvimento social são essenciais para o país!


*Com informações do Fonasefe e da Auditoria Cidadã da Dívida.

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades