12/04/2023 - Por SindPrevs

Reajustes nos planos da GEAP

Informes Geap
Reajustes nos planos da GEAP

Nessa terça-feira, 11 de abril, a FENASPS se reuniu novamente em audiência com o Diretor-Presidente da GEAP, Douglas Figueredo, e demais membros da Diretoria Executiva (Direx) da autogestão.

Na ocasião, a FENASPS reafirmou a solicitação da suspensão imediata do reajuste – o que já havia feito na reunião anterior, em 2 de março – da contribuição nos planos de saúde, que vigora desde o último dia 1º de fevereiro. Vale ressaltar que as tabelas dos planos da GEAP/Saúde foram reajustadas em 9,1%.

A FENASPS foi representada presencialmente pelos diretores Cleuza Faustino (MG), Carlos Roberto dos Santos (DF), Laura Gusmão (DF), Ana Lago (RS), Valmir Braz (SC), e virtualmente pelos diretores Djalter Rodrigues (RN) e Márcio Freitas (RN). Veja nas fotos abaixo:

FENASPS reivindica suspensão do reajuste nos planos da GEAP/Saúde (fotos: reprodução WhatsApp)

Os representantes da Federação ressaltaram que os reajustes nos planos da GEAP têm causado grande evasão de uma carteira que já sofre com um declínio assustador de vidas. Mesmo com o reajuste emergencial de 9% proposto pelo governo, os salários dos servidores não comportam mais os valores da contribuição.

A FENASPS, logo no início da reunião, solicitou retorno dos pontos encaminhados na reunião anterior, ao que o Diretor Presidente respondeu um a um. Confira nos pontos abaixo:

PARCELAMENTO DE DÍVIDAS

O Diretor-presidente informou que já foi encaminhado ao Conselho Deliberativo (Conad), por meio de nota técnica, proposta de novo Refis. O CONAD entendeu que poderia haver melhoramento na proposta e a matéria ficou pautada para a próxima reunião do Conad.

A Fenasps solicitou que a Direx analise também que os beneficiários que já estão em parcelamento possam migrar para esse novo Refis.

PARIDADE NO PER CAPITA PATRONAL

A Fenasps reafirmou a urgência no aumento do valor do per capita pelo governo para garantir paridade no aporte ao plano a título de benefício em Saúde. Informou ainda que já encaminhou dois ofícios, à Casa Civil e ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), solicitando o agendamento de uma audiência em caráter de urgência.

Os(as) representantes da FENASPS reforçaram ainda a necessidade de maior empenho por parte da GEAP nesse processo de buscar o aumento do per capita patronal.

O Diretor-Presidente afirmou que tem feito tratativas neste sentido junto à Casa Civil e se coloca à disposição para, conjuntamente com a Federação, buscar o aumento da per capita junto ao governo.

REDE CREDENCIADA E COBERTURA

A Federação reafirmou a necessidade de aumento e melhoria da rede, principalmente no interior e nos novos planos criados pela casa. O Diretor-Presidente informou que foi contratada uma empresa de consultoria sobre a rede no país para possíveis convênios com empresas que já prestam serviços de saúde, principalmente nos locais onde há dificuldade de contratação de prestadores, objetivando remodelar a rede em todo o país.

Também, tendo em vista a situação precária de várias regionais, a gestão da GEAP/Saúde está debatendo a possibilidade de transformar as Superintendências também em Clínicas de Referências da Mulher e locais próprios para o Telessaúde ao invés de somente atendimento burocrático.

CARÊNCIA ZERO

Os representantes da FENASPS reivindicaram retorno sobre a questão dos beneficiários que migram do GEAP/Saúde para um plano menor e posteriormente resolvem voltar ao plano anterior, já que nos planos menores e estadual a rede é inferior, e são sujeitos ao período de carência como se estivessem entrando em novo plano.

A FENASPS explicou que o beneficiário tem uma vida pregressa no plano maior que deve ser considerada ao retornar a este, e portanto, não deveria sofrer a penalidade de carência. Informou ainda que há por parte da GEAP entendimento que ao retornar estariam fora do abrigo do valor do Acordo firmado.

O Diretor-Presidente respondeu à federação que estão verificando estas situações e que entende ser possível zerar a carência nesses casos. Solicitou à Diretoria Financeira que elabore proposta sobre o assunto procurando manter o beneficiário na casa como integrante do plano sem carência e dentro do guarda-chuva do acordo.

A FENASPS reafirmou a solicitação de agilidade nas autorizações, bem como a proposta de descentralização dessas autorizações.

ESTUDO ATUARIAL

O Diretor-Presidente informou que a GEAP está contratando empresas para auditoria financeira, de Governança e contratos para verificar a real situação da Fundação, conforme solicitado pela FENASPS na reunião anterior.

Ao final da reunião, o Diretor-Presidente informou ainda que os planos Clássico e Básico que terão reajuste agora em maio, para pagamento em junho, e ficarão com o valor de reajuste em 5,77%, conforme o IPCA.

O Diretor explicou que a Direção da GEAP havia encaminhado ao Conad o valor de reajuste em 8,7%, mas que o Conselho não concordou e após debates ficou firmado no valor de 5,77%.

Só a luta muda a vida!