20/06/2016 - Por SindPrevs

GEAP

Informes Geap
GEAP
Imagem reprodução SindPRevs

GUERRA DE LIMINARES E REAJUSTE ABUSIVO DA GEAP
 
Em relação à GEAP, após os problemas que enfrentamos para assegurar o cumprimento das liminares, apesar dos recursos das entidades, a Justiça do Distrito Federal declarou se incompetente para julgar o mérito colocando em risco a segurança jurídica da sentença. No mês de abril, houve mudança na direção do CONAD e na Diretoria Executiva foi possível fazer um acordo reduzir reajuste de mensalidade para 20% para todas as entidades que concordaram em fazer acordo.
 
No entanto o governo Temer, como não conseguia indicar seus nomes de confiança foi à Justiça, conseguindo no dia 15/06, Liminar para derrubar a atual direção. E os indicados do governo interino, tomaram posse e determinaram a imediata volta da cobrança de 37,55%. Neste final de semana duas decisões interferiram no processo, uma suspendendo os efeitos, a primeira do Desembargador Antonio Souza Prudente, na noite do dia 17/06, cassando a Liminar e mantendo a direção anterior. E no domingo, o Desembargador Federal Hilton Queiroz – Presidente do TRF -1, acolheu os argumentos da União e cassou as liminares para que os indicados do governo Temer voltassem à Direção da GEAP e, por conseguinte apliquem o reajuste de 37,55%. Porém, esta guerra ainda vai longe, pois com decisões divergentes, vai acabar no Pleno do TRF-1, STJ e/ou STF.
 
Estas ingerências do governo acabam penalizando os servidores que pagam 70% dos valores do Plano de Saúde. As entidades vão ingressar com ação neste processo questionando a intervenção do governo para aumentar abusivamente o valor das contribuições.
 
A FENASPS encaminhou em 14/06/16 Ofício (em anexo) ao CONAD/GEAP pedindo que seja respeitada a Nora Técnica nº 12/2016, na qual a GEAP informa que teria condições de suportar um reajuste na ordem de 20%.
 
Estamos fazendo todo o possível para que este reajuste abusivo de 37,5% não seja efetivado, o que causaria o caos nas contas dos usuários, muitos dos quais não tem a menor condição de bancar tamanho reajuste em relação aos seus defasados salários.

Tags: GEAP

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo
Baixar arquivo
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades