08/02/2024 - Por SindPrevs

Serviço Social e Reabilitação Profissional

Informes Fenasps
Serviço Social e Reabilitação Profissional
Imagem reprodução SindPRevs

 

A FENASPS reiterou por meio do Ofício FENASPS nº 30, de 5 de fevereiro de 2024 (confira abaixo), a solicitação de agendamento de reunião do Comitê Permanente dos Serviços Previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional). A última reunião do comitê foi realizada em 12 de junho de 2023, ou seja, faz oito meses que não há reuniões para debater as pautas dos serviços previdenciários.

Este comitê está previsto no Acordo de Greve de 2022. Assim, a não realização das reuniões configura-se em descumprimento do acordo de greve. Em reunião realizada no dia 25 de setembro de 2023, com a presidência do INSS e demais gestores, foi assumido o compromisso pelo presidente de agendar as reuniões do comitê (confira aqui o Ofício nº 133/2023), EM ANEXO.  Contudo, até a presente data não foi agendada nenhuma reunião.

Esta postura do INSS demonstra a falta de qualquer espaço de diálogo com as entidades em relação aos processos de trabalho dos serviços previdenciários, em um contexto de diversas imposições da gestão na direção de extinção do Serviço Social e fragilização da Reabilitação Profissional na perspectiva de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O Serviço Social e a Reabilitação Profissional são serviços previdenciários fundamentais na autarquia e direitos da população brasileira, que pelas mais diversas formas vêm sendo cerceados e precarizados no INSS. Destaca-se que os serviços previdenciários constam na pauta da Mesa Específica Temporária com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) – confira aqui o conjunto das pautas de reivindicações dos(as) servidores(as) do INSS -, que será instalada no dia 07/03/2024.

Assim, todas as pautas destes serviços serão debatidas no âmbito do MGI, dentre elas a falta de diálogo com as entidades e o assédio moral institucional escancarado; o exemplo foi quando, pela primeira vez na história, os gestores do Serviço Social na Previdência utilizaram-se de e-mail institucional com AMEAÇAS DE PROCESSO CRIMINAL, além de punição disciplinar, para centenas de Assistentes Sociais que se manifestaram por meio de um abaixo-assinado.

Documento este construído pela base e que expressa a angústia vivenciada pela categoria nos últimos anos, solicitando mudanças na condução de uma gestão que não dialoga efetivamente com a categoria profissional, conforme nota de repúdio da FENASPS.

Pela defesa da Reabilitação Profissional na ótica da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e do Serviço Social previsto na Matriz Teórico-Metodológica, enquanto um direito do Trabalhador e da Trabalhadora!!

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades