03/02/2021 - Por SindPrevs

Londrina fará cadastro pela internet para vacinação contra a Covid-19

Clipping Sindprevs

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, anunciou nesta quarta-feira (3) que irá abrir um cadastro pela internet para aplicar as vacinas contra a Covid-19, na cidade. O cadastro estará disponível para a população a partir de sexta-feira (5), às 20h, no site do município.

Até terça-feira (2), 11.624 pessoas foram imunizadas, na cidade. O total representa cerca de 66% das doses que o município recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segundo a prefeitura.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, afirmou que a prefeitura se prepara para vacinar profissionais e trabalhadores de saúde, incluindo autônomos, e idosos acima de 60 anos.

Em relação aos idosos, terão prioridade pessoas com mais de 80 anos e acamados, neste momento.

Para fazer o cadastro, as pessoas terão que informar o CPF. Na sequência, será necessário selecionar de qual grupo prioritário o usuário faz parte e informar dados pessoais como nome, data de nascimento, telefone, endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

Segundo a prefeitura, os profissionais da saúde terão que apresentar um documento que comprove conselho de classe. Os trabalhadores também terão que informar o local de trabalho.

O secretário disse ainda que cuidadores de idosos também foram inclusos no grupo. Neste caso, eles também precisarão informar o CPF do idoso. A imunização será feita na residência do paciente.

Após a conclusão do cadastro, o sistema irá gerar um comprovante, que terá um código de leitura para aplicação das duas doses. O documento deve ser impresso e levado até o local de vacinação.

Agendamento

Felippe Machado afirmou que as escolas municipais serão abertas para dar apoio no agendamento e cadastro de pessoas que não tenham acesso à internet ou não saibam utilizar a tecnologia.

"Todos poderão se cadastrar, mas será liberado por etapa de vacinação. Os idosos que não tiverem alguém de apoio para fazer isso para ele, vamos disponibilizar as escolas municipais para que eles possam fazer o cadastro, a partir de segunda-feira (8)", disse.

Depois que o cadastro for validado, o mesmo ficará pendente de agendamento. Segundo a prefeitura, quando houver liberação da data, a pessoa que fez o cadastro receberá uma mensagem de texto informando que o agendamento está disponível.

O agendamento deve ser feito pelo próprio usuário, que receberá um link da prefeitura. Uma nova mensagem de texto será enviada relembrando o horário e endereço para aplicação da dose um dia antes da vacinação.

A prefeitura ainda avalia como será a operação de agendamento no caso de pessoas que não possuem internet ou celular.