18/10/2018 - Por SindPrevs

28 de outubro

Boletim Especial
28 de outubro
Imagem reprodução SindPRevs

A FENASPS através da incessante luta com os/as servidores/as públicos federais no decorrer de décadas obtiveram várias conquistas, dentre elas: a realização de concursos públicos e correções nas tabelas salariais. Contudo, vivemos recentemente diversos retrocessos nos direitos dos/as trabalhadores/as com medidas como: a Reforma Trabalhista; o congelamento dos salários e a realização de concursos por 20 anos, com a Emenda Constitucional (EC) n° 95 e a terceirização nos serviços públicos.

 

No dia 28 de outubro, temos a grande responsabilidade de decidir o futuro do nosso país, ironicamente, percebemos que há uma coincidência histórica, já que 30 anos depois (considerando as eleições de 1989) estamos diante de dois projetos distintos para o país, e quis o destino que a decisão sobre o nosso futuro fosse no Dia do Servidor Público. Se temos muito pouco a comemorar, temos muito que refletir e pensar, pois o voto de cada um decidirá para onde o país caminhará.

 

Após mais de três décadas realizando greves, esta categoria faz história de luta e resistência sem precedentes no país, construindo suas organizações para se consolidar enquanto classe trabalhadora. Lutando contra o sombrio regime das trevas, o militar, pela redemocratização do país, enfrentando e derrotando o farsante Collor de Melo, que demitiu e colocou em disponibilidade 300 mil servidores/as, extinguindo mais de 90 empresas públicas, ficamos com salários extremamente defasados. No entanto, esses/as trabalhadores/as mantiveram-se firmes nas décadas do governo Tucano, nas quais obtiveram vitórias, como impedir a privatização da Previdência e do INSS, mas também algumas derrotas, como as privatizações das Estatais, porém sobrevivemos firmes, sem jamais fugir à luta.

 

Agora, novamente nuvens sombrias despontam no horizonte e todos os/as trabalhadores/as são convocados para decidirem sobre seu futuro. A nossa história de lutas comprova que nunca retrocedemos: sempre fomos em frente, sempre que lutamos nos tornamos mais fortes.

 

Segundo turno: nosso voto tem consequências!

Neste segundo turno da eleição presidencial, estamos diante de um grande desafio: escolher o novo presidente, entre um candidato democrata e outro que defende o fascismo. Com a escolha do primeiro certamente nos manteremos na luta, já o segundo representa a possibilidade do fim da democracia e a propagação do machismo, o racismo, a homofobia, e cujo vice já afirmou que acabará com o 13º salário, adicional de 1/3 de férias, e, para completar, culpou os servidores públicos pelo déficit na Previdência, afirmando que “vai acabar com os marajás”: é um novo Collor de Mello, só que piorado. Neste 28 de outubro, cabe a cada um de nós trabalhadores/as refletir que futuro escolheremos para nosso país para os próximos 4 (quatro) anos.

 

A democracia é o único regime que o cidadão escolhe o que pretende para si. Este é o sistema que defendemos: somos contra qualquer regime autoritário. O nosso voto tem consequências, às vezes trágicas, como quando Collor colocou em prática seu macabro plano de Estado Mínimo.

 

Servidores/as, comparem os projetos apresentados pelos candidatos, vejam quem se preocupa com o bem-estar dos/as brasileiros/as com a permanência e ampliação dos direitos de nós trabalhadores/as. Analisem quais deputados e partidos votaram para salvar Temer da cassação e ajudaram a implantar o trabalho intermitente, a materialização dos ataques nos quais o/a trabalhador/a não tem direito nenhum. É este o futuro que queremos aos trabalhadores/as brasileiros/as!?

 

Conclamamos a classe trabalhadora para uma luta unida contra os interesses das grandes elites econômicas e midiáticas, contra o fascismo e em defesa da democracia e justiça social para os/as brasileiros/as.

 

FENASPS e sindicatos filiados

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades