24/05/2023 - Por SindPrevs

Mesa de Negociação

Informes Fenasps
Mesa de Negociação
Imagem reprodução SindPRevs

A FENASPS participou de uma reunião no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta quarta-feira, 24 de maio, em que o Governo Federal atualizou o protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), principal espaço de negociação com as entidades sindicais que representam os(as) Servidores Públicos Federais (SPFs).

Na ocasião, o Governo apresentou oficialmente o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT/MGI), José Lopez Feijóo (foto em destaque abaixo), em substituição ao Sérgio Mendonça, que assumiu a vice-presidência da Caixa Econômica Federal.

Feijoó, novo secretário de Gestão de Pessoas, conduzirá as negociações da MNNP em substituição a Sérgio Mendonça (fotos: Pedro Mesidor/FENASPS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento contou com a participação da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do secretário Feijoó, demais assessores do MGI e diversos(as) dirigentes das entidades sindicais que compõem o Fonasefe, dentre elas a FENASPS, representada pelo diretor Moacir Lopes (foto abaixo, à esq.).

Feijoó, assim como seu antecessor, irá representar o Governo Federal na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), conduzindo o processo de discussão com as entidades sindicais.

Neste primeiro encontro, o Governo fez a sugestão de um cronograma de reuniões, indicando que irá abrir a discussão do novo regimento interno da MNNP.

As entidades dos(as) trabalhadores(as) do funcionalismo federal poderão apresentar propostas ao novo protocolo da MNNP, com o prazo até o dia 12 de junho para enviar colaborações.

A secretária substituta da SGPRT/MGI, Meri Lucas, afirmou que, neste novo protocolo, haverá delimitação da bancada sindical. A princípio, o Governo afirmou que vão participar apenas seis representantes de cada fórum, Fonasefe e Fonacate, totalizando 12 membros da bancada sindical.

Segundo a secretária adjunta, isso evitaria o que ocorreu na negociação do reajuste emergencial (relembre as reuniões: 3ª reunião2ª reunião1ª reunião), em que o número de entidades era tão grande que várias reuniões da MNNP precisaram ser realizadas em auditórios, descaracterizando o formato de reuniões “em mesa redonda” propriamente ditas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo após as falas iniciais da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do recém-nomeado secretário José Feijoó, e da secretária adjunta da SGPRT/MGI, Meri Lucas, o Fonasefe usou o direito de fala (foto em destaque acima) para registrar o descontentamento com a exclusão das entidades sindicais sobre o debate do novo arcabouço fiscal.

As entidades do Fonasefe também ressaltaram que esperam mais comprometimento com os representantes dos SPFs no processo de negociação que se dará na MNNP a partir deste momento.

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião da MNNP está prevista para ocorrer no próximo dia 21 de junho, quando o novo protocolo da mesa, após acordo do texto entre governo e entidades sindicais, será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A FENASPS ressalta que a participação das entidades sindicais nesse espaço de negociação será fundamental para cumprir com as agendas definidas e eixos de reivindicação da Campanha Salarial 2024 dos(as) SPFs.

A luta continua!

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades