16/05/2023 - Por SindPrevs

CAMPANHA SALARIAL 2024

Mobilização
CAMPANHA SALARIAL 2024

No último dia 28 de abril, foi publicada a Medida Provisória (MP) que concedeu o reajuste de 9%, cumprindo o acordo feito entre as entidades sindicais representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs), dentre elas a FENASPS, e o Governo Federal.

O índice conquistado está longe de contemplar as perdas acumuladas dentro do funcionalismo – a inflação entre os anos de 2019 e 2022 chegou a 27% – e é resultado das diretrizes de orçamento do governo anterior, sendo a Campanha Salarial de 2024 um momento decisivo para os trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público.

Fonasefe reitera a importância de uma Mesa de Negociação justa e democrática, com espaço para a participação das entidades representativas, onde possam levar os anseios das bases do funcionalismo. Os últimos anos foram sombrios para os serviços públicos, com múltiplos ataques aos servidores(as) e é preciso reverter esta situação.

Ao longo do processo da negociação emergencial, o governo anunciou o anseio de valorização dos servidores, criação de novos concursos e reestruturações de carreiras.

Entretanto, o novo arcabouço fiscal apresentado coloca em risco todo o seu compromisso com os servidores e até mesmo os de campanha. A pressão do mercado não pode se sobrepor à reconstrução do país.

ATO EM BRASÍLIA

É por isso que nesta quarta-feira, 17 de maio, as entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, realizam um ato em Brasília dizendo “NÃO ao Novo Arcabouço Fiscal” com o lançamento da Campanha Salarial 2024 dos SPFs. A manifestação será no Anexo II da Câmara dos Deputados, às 15h.

Os eixos de luta são:

• Recomposição das perdas salariais acumuladas
  • Equiparação dos auxílios (alimentação, transporte, creche) com os demais Poderes (Judiciário e Legislativo);
  • “Revogaço”, já!
  • Mesas específicas de carreira, já!
  • NÃO ao novo arcabouço fiscal.
É hora de irmos à luta buscar as perdas salarias dos SPFs dos últimos anos! (imagem: divulgação Fonasefe)

Vamos juntos e juntas!

A hora de lutar é agora!