20/04/2023 - Por SindPrevs

Reajuste em pauta

Informes Fenasps
Reajuste em pauta

Está na pauta do Congresso Nacional da próxima quarta-feira, 26 de abril, uma sessão conjunta que deve apreciar uma série de vetos e Projetos do Congresso Nacional (PLNs), dentre eles o PLN nº 02, que viabiliza o reajuste de 9% linear aos Servidores Públicos Federais (SPFs).

Mobilizados no Congresso Nacional nessa terça-feira, 18 de abril, os(as) representantes das entidades sindicais cobraram celeridade na aprovação do PLN nº 02, já que ele precisa ser aprovado até o próximo dia 30 de abril, data limite para alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A celeridade é necessária ainda para o cumprimento do acordo assinado entre o Governo e as entidades, que prevê o reajuste linear de 9% a partir da folha salarial de maio, com efeitos financeiros em junho. Vale ressaltar que o reajuste no auxílio-alimentação, que vai para R$ 658, já está garantido e começa a ser pago a partir de 1º de maio.

PRECISAMOS DO SEU APOIO!

A FENASPS está orientando que os sindicatos estaduais filiados que puderem representantes a Brasília o façam durante a próxima semana (24 a 28 de abril), para aumentar a pressão para a aprovação do PLN nº 2 sobre os parlamentares.

Além disso, os próprios dirigentes da FENASPS e de demais entidades sindicais congregadas no Fonasefe estarão presentes no Congresso Nacional, articulando apoio nos gabinetes e lideranças parlamentares.

Contudo, além disso, precisamos da sua participação! Elaboramos uma carta-modelo a ser enviada aos deputados e deputadas federais (confira aqui a lista de contato) e senadores e senadoras (veja aqui a lista), para que aprovem o PLN nº 02, viabilizando o reajuste emergencial de 9% a servidores públicos federais da ativa, aposentados e pensionistas.

Confira abaixo:

Eu,________________, sou servidor(a) federal do _______________ [órgão em que trabalha], e estou há sete anos sem reajuste salarial. Solicito a atenção de Vossa Excelência para que considere que, apenas nos últimos quatro anos, de 2019 a 2022, a inflação acumulada foi de 27%, segundo o IBGE.

Nossa reivindicação, enquanto servidores públicos federais, a título de recomposição emergencial dos nossos salários, é de uma correção salarial de 9%, um índice que não repõe nossas perdas históricas, é verdade, mas que o Governo Federal já indicou ser possível pagar a partir de maio deste ano.

Mas, para que isso seja possível, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) nº 2 precisa ser aprovado o quanto antes, se possível já na sessão agendada para esta quarta-feira, 26 de abril.

Deste modo, solicito, muito respeitosamente, o apoio de Vossa Excelência para que o PLN seja aprovado no Congresso Nacional, corrigindo esta injustiça histórica que manteve os trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público Federal sem reajuste por todos esses anos.

Agradeço desde já pela atenção prestada,

[Nome do(a) servidor(a)]

Não demora mais do que cinco minutos para enviar esta mensagem ao deputado ou senador do seu estado! Envie quantos e-mails puder: contamos com a sua participação! Neste momento é fundamental a mobilização de toda a categoria nessa luta!

VAMOS JUNTOS E JUNTAS ATÉ A VITÓRIA!