12/04/2023 - Por SindPrevs

REINSTALAÇÃO DA MNNP-SUS

GT - Seguridade Social e ANVISA
REINSTALAÇÃO DA MNNP-SUS

A FENASPS participou nesta quarta-feira, 12 de abril, da cerimônia de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS). A federação foi representada pelas diretoras Cleuza Faustino e Ana Lago, e pelo diretores Carlos Roberto dos Santos e Hélio de Jesus (foto em destaque abaixo). Confira abaixo a galeria de fotos da cerimônia:

Da direita para a esquerda, os representantes da FENASPS: Cleuza Faustino, Carlos Roberto dos Santos, Ana Lago e Hélio de Jesus (fotos: Pedro Mesidor)

É importante ressaltar que esta mesa de negociação é um espaço fundamental de debate das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde em âmbito federal e sua reinstalação é um marco, especialmente após a sua desativação em 2019, durante a gestão Bolsonaro.

Os trabalhos da MNNP-SUS serão retomados já nesta quinta-feira, 13 de abril, quando os representantes das bancadas do governo e das entidades sindicais, dentre elas a FENASPS, discutirão em uma reunião presencial sobre as demandas dos trabalhadores da Saúde, bem como da população usuária do SUS.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Na ocasião, a FENASPS apresentou em mãos à ministra da Saúde, Nísia Trindade, dois ofícios, um com pontos essenciais das reivindicações (confira aqui), e outro com as pautas emergenciais (confira aqui) dos servidores e servidoras do órgão.

Esses ofícios já haviam sido protocolados no Ministério da Saúde na primeira semana de janeiro deste ano, mas até o momento não houve resposta do governo para a demanda da Federação.

À ministra Nísia, os(as) representantes da FENASPS solicitaram que seja agendada uma reunião presencial para tratar das demandas específicas dos servidores(as) da Saúde (fotos abaixo).

Ministra Nísia Trindade recebe em mãos ofício que solicita reunião para tratar das pautas de reivindicações dos servidores da Saúde (fotos: Pedro Mesidor)