31/03/2023 - Por SindPrevs

PL DO REAJUSTE EMERGENCIAL

Mobilização
PL DO REAJUSTE EMERGENCIAL
Imagem reprodução SindPRevs

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), vinculada a Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou na tarde desta sexta-feira, 31 de março, que foi enviado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) que altera o Anexo V da Lei nº 14.535, a Lei Orçamentária Anual de 2023.

Essa medida é fundamental para garantir os valores financeiros necessários ao Projeto de Lei de concessão do reajuste remuneratório, fruto do termo de acordo assinado com a FENASPS e demais entidades sindicais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs).

O PL ainda não tem número, mas é importante desde já a categoria se mobilizar e pressionar os parlamentares em Brasília e nos estados de origem para que o reajuste emergencial de 9%, previsto para viger a partir de 1º de maio de 2023, se concretize.

REAJUSTE NO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

Além do reajuste emergencial linear de 9% para os SPFs ativos, aposentados e pensionistas, ficou acordado na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) – cujas reuniões a FENASPS esteve presente – que haverá um reajuste de 43,6% no auxílio-alimentação, que passará de R$ 458 para R$ 658, também a partir de 1º de maio.

Para a concessão do aumento no auxílio alimentação, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) realizou um remanejamento de despesa de pessoal para benefícios, sem que o valor total aumentasse. A alteração já foi realizada no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, divulgado pela pasta no último dia 22 de março.

O reajuste no auxílio-alimentação, que não ocorria desde 2016, foi confirmado coma publicação da Portaria MGI nº 977 (confira aqui) no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31. Os efeitos financeiros começam a valer a partir da folha do mês de abril, com pagamentos a partir de 1º de maio.

A LUTA CONTINUA!

É importante ressaltar que a luta pela recomposição salarial ainda não acabou. A FENASPS e demais entidades do Fonasefe seguirão pressionando os parlamentares no Congresso Nacional para a aprovação do PL que vai viabilizar o reajuste de 9% a partir de 1º de maio de 2023.

E, na luta pela reposição das perdas inflacionárias históricas, a FENASPS e entidades do Fonasefe vão fazer atos para marcar o início da Campanha Salarial 2024 na semana de 10 a 14 de abril. A luta continua!

Só com luta podemos obter conquistas!

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades