21/01/2022 - Por SindPrevs

24 JAN DIA DE LUTA DO(A)S APOSENTADO(A)S

24 DE JANEIRO

DIA NACIONAL DE LUTA DO(A)S APOSENTADO(A)S

Na luta contra o desmonte do estado, contra a retirada de direitos, Em defesa dos serviços públicos

Viver no Brasil atual, para aposentados e pensionistas, é arriscado, O governo não só os ignora, mas se omite em tudo o que pode beneficiar ou garantir direitos e bem estar a estas pessoas que dedicaram o maior tempo de suas vidas ao trabalho. E com o passar do tempo, quem se aposenta necessita cada vez mais de cuidados especiais. E como cuidar de nossas fragilidades com defasagem salarial tão grande. No serviço público de nossas categorias, esta defasagem ultrapassa os 28% neste desgoverno Bolsonaro e 49,28% desde 2015. Mas aí há um detalhe: a inflação para pessoas aposentadas é bem maior do que a inflação oficial. Cada vez mais os remédios aumentam e cada vez mais nos receitam novos remédios.

Mas não só o governo federal é nosso algoz, também governos municipais e estaduais não nos tratam com dignidade e respeito. Faltam leis que nos protejam. Falta vontade política para sermos inseridos na vida pós-aposentadoria. Hoje, quem nos defende são os sindicatos. Sem eles nossas vidas enfrentariam ainda mais dificuldades. Na vida sindical, aposentado(a)s e pensionistas podem contar com atenção e apoio merecido. Lamentavelmente, desde março de 2020, com esta pandemia cruel, estão suspensas algumas questões essenciais, como cursos e atividades físicas. Tão logo a situação da Covid-19 se normalize, voltaremos à convivência necessária que nos insere na vida comunitária.

Em 2022, teremos muitas lutas pela frente e contamos com essa valorosa participação, para juntos buscarmos o que é nosso por direito, sonhar com dias melhores para ativos, aposentados e pensionistas. É fundamental a luta permanente contra o desmonte do estado, o congelamento salarial, a retirada de direitos fundamentais e conquistas trabalhistas. Juntos derrotaremos o genocida e nazifascista que desgoverna este País.

Estejam certos que o SINDPREVS/PR e a FENASPS lutam incansavelmente todos os dias para que manter a unidade entre ativos, aposentados e pensionistas. Nenhuma conquistar virá apenas para um setor, e precisamos de todos/as para enfrentar os desgovernos que insistem em nos ignorar.

Hoje é um dia mais do que especial, mas todos os dias deveriam ser especiais para esta pessoas especiais que tornaram a vida melhor e mais justa ao povo brasileiro. Saibam que a vida profissional de vocês possibilitou melhorar a vida de todos e todas sobretudo dos mais necessitados.

Agradecemos a todo(a) o(a)s aposentado(a)s pelo exemplo de vida e de luta, enfatizando a necessidade de continuarmos a luta por respeito, valorização profissional e salários que nos permitam viver dignamente.

Parabéns pela nossa história de luta e resistência!

Lutar sempre, porque da luta nunca aposentamos!