11/11/2019 - Por SindPrevs

INSALUBRIDADE

Informes Jurídicos
INSALUBRIDADE
Imagem reprodução SindPRevs

ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE E IRRADIAÇÃO IONIZANTE

APOS SINDPREVS EXIGIR CUMPRIMENTO DE LIMINAR, GOVERNO RESTABELECE EM FOLHA DE PAGAMENTO

OS ADICIONAIS OCUPACIONAIS

Ministérios (Saúde, Trabalho e Previdência Social): AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 5007402-3.2019.4.04.7000/PR

No âmbito da administração pública, os adicionais ocupacionais (adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante) dos servidores públicos federais eram pagos, até dezembro de 2018, por meio do módulo de pagamento SIAPENET, do então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPOG. A partir de janeiro de 2019, entretanto, passaram a ser pagos por meio do novo módulo SIAPE Saúde, de modo que o MPOG orientou antecipadamente os órgãos e entidades da administração pública federal a migrarem seus servidores e respectivos adicionais ocupacionais para o novo sistema, sob pena de corte no pagamento dos adicionais que não fossem migrados para o novo módulo até dezembro de 2018, ainda que reconhecidamente seus beneficiários permanecessem sujeitos à ação dos mesmos agentes insalubres, perigosos ou danosos.

Em razão disso, o SINDPREVS/PR ajuizou ações civis públicas em fevereiro de 2019, com pedido liminar, objetivando o reconhecimento do direito dos servidores do INSS e Ministérios da Saúde, Trabalho e Previdência Social, no Paraná, à manutenção do recebimento dos adicionais ocupacionais, conforme vinham recebendo até janeiro de 2019. Após serem ouvidos os Réus sobre o pedido Liminar do Sindicato, este foi acolhido, para determinar o imediato reestabelecimento do pagamento dos adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante aos servidores do INSS, Ministérios da Saúde, Trabalho e Previdência Social, no Paraná.

A Assessoria Jurídica informa que esta ação já foi julgada e ganha pelo sindicato, e que solicitamos que a justiça pressionasse a volta do pagamento dos adicionais e que, em caso de não cumprimento, que fosse estabelecida multa diária ao Ministério da Saúde.

            Em algumas prévias de novembro constatamos que o Ministério da Saúde voltou a colocar essa rubrica dos adicionais no contracheque como: ADICIONAIS OCUPAC.NÂO TRAN.JUL 0 214,52. Assim, os servidores que tiveram suspenso o pagamento destes adicionais podem acompanhar nos próximos dias a reinclusão desta rubrica em sua folha de pagamento, conforme vinha ocorrendo até dezembro de 2019 e, em caso de não reestabelecimento do pagamento do adicional até o mês de novembro, favor comunicar ao Sindicato. Em relação aos atrasados, vamos aguardar a posição da Assessoria Jurídica de como irá proceder essa cobrança, se imediatamente ou se é necessário aguardar o Trânsito em Julgado da Ação do SINDPREVS/PR.

 

Diretoria Colegiada do SINDPREVS/PR – Assessoria Jurídica

 

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3233-9389
(41) 3077-3994
(41) 3077-6113

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades