23/05/2019 - Por SindPrevs

Serviço Social:

GT - Seguro Social
Serviço Social:
Imagem reprodução SindPRevs

A Fenasps e sua Comissão Nacional de Assistentes Sociais (CONASF) realizaram reunião na Diretoria de Benefícios (Dirben) do INSS nessa sexta-feira, 17 de maio, dando continuidade aos debates realizados na última reunião nesta diretoria, realizada em 3 de maio (veja aqui como foi). Representaram a Fenasps os/as diretores/as Ailton Marques (SP), Lídia de Jesus (BA), Magali Pontes (SP), Thaize Chagas Antunes (SP), Vera Lúcia da Silva Santos (SC) e Viviane Peres (PR). Já Maria Crizeuda Freire de Castro (CE) representou aComissão Nacional de Assistentes Sociais (CONASF) da federação.

 

Inicialmente o chefe da Divisão de Serviço Social, vinculada à Diretoria de Benefícios do INSS (DSS/DIRBEN), Jorge Og, justificou a ausência da Diretora de Benefícios, Márcia Eliza de Souza, e do coordenador-geral de Gerenciamento do Pagamento de Benefícios, Saulo Milhomem.

 

O representante da DIRBEN/DSS continuou a reunião se apresentando aos presentes na mesa, contextualizando sua chegada na Divisão de Serviço Social e o cenário atual. Afirmou ter conhecimento dos problemas de gestão que ocorrem nos serviços desde 2016 e que estava lotado no Serviço Social em uma APS na região de Brasília/DF. Por esses motivos, afirmou, ao receber o convite para assumir a chefia da DSS, avaliou a importância de aceitar o cargo, em virtude dos problemas que a categoria enfrenta e os serviços ofertados à população. Sua nomeação se deu em 15 de maio de 2019 e nesse momento está buscando a transição, pois formalmente não ocorreu nenhum repasse de informações, processos, procedimentos, listas de e-mail, etc., que estavam na extinta Diretoria de Saúde do Trabalhador (DIRSAT), sendo necessário obter o repasse de todas essas informações.

 

O chefe da DSS avalia também que na atual diretoria será possível estabelecer procedimentos e fluxos que possibilitem a execução das atividades com maior autonomia. Ainda, informou que já teve acesso aos documentos protocolados anteriormente e que analisará em conjunto com os respectivos setores da DIRBEN e dará retorno posteriormente. Contudo, adiantou que em relação às propostas formuladas e apresentadas, inicialmente existem pareceres favoráveis com alguns ajustes necessários. Na ocasião, apresentou a assistente social Renata Azevedo, que dará suporte à DSS por um período, ajudando na organização do setor, que tem muitas demandas acumuladas.

 

Diante da quantidade de demandas a serem solucionadas e da recém-nomeação, o chefe da DSS informou que a prioridade nesse momento é a construção do regimento interno, já em fase de elaboração.

 

Os presentes na mesa ratificaram a necessidade de urgente atendimento das seguintes demandas:


a) Organização de um Grupo de Trabalho para a reestruturação do serviço; 
b) Intervenção nas localidades em que gestores/as estão interferindo e/ou criando fluxos, processos de trabalhos e atribuições para as/os profissionais antes das definições da DIRBEN/DSS; 
c) Retorno do tempo de 60 minutos para realização da Avaliação Social; 
d) Solução para pressões de chefias para desvios e/ou acúmulo de funções; 
e) Revogação das normativas que estão dificultando o desenvolvimento das atividades do Serviço Social;
f) Atenção especial aos problemas enfrentados pelos/pelas assistentes sociais do Estado de Minas Gerais e outros estados que estão sofrendo assédio dos/as gestores/as para realizar habilitação/análise de processos.

 

Sobre as requisições para habilitação/análise de processos a que os/as assistentes sociais vêm sendo submetidos/as, o representante da DSS/DIRBEN informou que está com o parecer da procuradoria de Minas Gerais para análise técnica, com objetivo de subsidiar o debate com a Coordenação-Geral e Diretoria de Benefícios. Destacou ainda que no entendimento da DSS e da DIRBEN não se deve estipular fluxos e processos de trabalhos e atribuições dos profissionais antes das definições a serem normatizadas pela DIRBEN e que estarão no regimento interno, que em breve será publicado.

 

Os representantes dos trabalhadores solicitaram também organizar a abertura nos canais remotos (135 e internet) para o serviço de socialização de informação individual que estava na discussão no GT-Nacional e GT´s regionais do GET do Serviço Social. Sobre essa demanda, Jorge Og ficou de verificar a possibilidade com os setores responsáveis.

 

Informou ainda que é possível ativar o Grupo de Trabalho (GT) do GET do Serviço Social, visto que há portaria e produto, a fim de agilizar o funcionamento dessa ferramenta já pronta. No entanto, é necessário atualizar o sistema, dependendo de disponibilidade orçamentária para realização dos ajustes necessários. A Fenasps ressaltou, em contrapartida, que o referido sistema não foi para execução em virtude de a diretoria anterior não ter autorizado.

 

Em relação ao Grupo de Trabalho para a reestruturação do serviço, o chefe da DSS relatou que é possível atender e que estará tratando com os demais setores da DIRBEN, também sugeriu o envio de propostas para subsidiar a diretoria e agilizar os processos de trabalho.

 

Os presentes na mesa solicitaram também atenção ao que tange à recomposição dos cargos e chefias do Serviço Social, bem como a participação da categoria nesse processo, com critérios técnicos, e profissionais que conheçam a dinâmica do serviço. A esse ponto, o chefe da divisão informou que é possível atender ao pleito em que as indicações sejam estabelecidas por critérios técnicos e participação da categoria, bem como informou que ambos os serviços (Serviço Social e Reabilitação Profissional) manterão a estrutura e representação na Direção Central, Superintendências e Gerências Executivas.

 

Porém, informou também que haverá questões a serem sanadas nas Superintendências Regionais (SR’s), visto que a saída da extinta DIRSAT levou cargos e funções, permanecendo apenas uma função para os dois serviços nas SR’s e será necessário recompor após a publicação do regimento interno. Nesse ponto, foi solicitado pelos presentes uma representação para cada serviço nas SR’s, considerando-se as especificidades e a extensa demanda de cada um.

 

3

4

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, ficou encaminhado que haverá reuniões quinzenais da FENASPS e sua Comissão Nacional dos Assistentes Sociais (CONASF) com a DIRBEN/DSS, sendo a próxima pré-agendada para o próximo dia 4 de junho.

 

Ao final da reunião os/as diretores/as: Ailton Marques (SP), Thaize Chagas Antunes (SP) e se dirigiram ao gabinete da Presidência do INSS ratificar a solicitação de audiência com o presidente para tratar da pauta geral da carreira do Seguro Social, a exemplo da instalação do Comitê Gestor da Carreira entre outros pendentes, conforme ofício protocolado em janeiro deste ano.

 

Baixe aqui o relatório desta reunião.

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades