19/03/2018 - Por SindPrevs

AÇÃO COLETIVA CONVERSÃO EM PECÚNIA DAS LICENÇAS-PRÊMIOS

Informes Jurídicos
AÇÃO COLETIVA CONVERSÃO EM PECÚNIA DAS LICENÇAS-PRÊMIOS
Imagem reprodução SindPRevs

AÇÃO COLETIVA

CONVERSÃO EM PECÚNIA DAS LICENÇAS-PRÊMIOS

SERVIDORES DOS MINISTÉRIOS DA SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL QUE USARAM A LICENÇA-PRÊMIO PARA ANTECIPAR O RECEBIMENTO DO ABONO DE PERMANÊNCIA.

FIM DO TÉRMINO DO PRAZO PRESCRICIONAL

Foi julgada procedente a ação ordinária coletiva ajuizada pela Assessoria Jurídica do SINDIPREVS-PR, em que foi reconhecido o direito dos servidores substituídos vinculados ao Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social à Conversão das Licenças-Prêmios adquiridas, não gozadas e nem utilizadas em dobro para aposentadoria, bem como condenou a União Federal à restituição dos referidos valores aos servidores, devidamente corrigidos monetariamente, com a incidência de juros moratórios desde a citação na ação coletiva.

Dessa forma, considerando a sentença de procedência, os servidores que se aposentaram após 10/12/2002 (inclusive) podem pleitear atualmente o recebimento dos valores referentes à conversão da licença-prêmio, mediante o ajuizamento de cumprimento de sentença. A data final do prazo prescricional para a execução do título executivo judicial é o dia 29/10/2018.

Para os servidores que utilizaram a Licença-Prêmio para antecipar o recebimento do Abono de Permanência mediante o cômputo em dobro das Licenças-Prêmio, restou definido na Ação Ordinária Coletiva que tal hipótese seria objeto de requerimento administrativo e, em caso de indeferimento ou de não apreciação no prazo legal, abre-se a possibilidade para a discussão em execução individual ou coletiva da sentença coletiva.

Posto isto, o SINDPREVS, na qualidade de substituto dos servidores vinculados aos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, protocolou requerimento administrativo de desconsideração das Licenças-Prêmios usadas para antecipar o recebimento do Abono de Permanência com vistas à Conversão em Pecúnia.

No entanto, a Administração Pública indeferiu o requerimento do Sindicato.

Diante disso, tendo em vista o indeferimento do pleito de desconsideração das Licenças-Prêmios para pagamento em Pecúnia, bem como considerando a proximidade do prazo prescricional para o término do ajuizamento dos cumprimentos de sentença dos servidores vinculados aos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, ressaltamos que os servidores que se enquadrarem em tal situação devem entrar em contato com o Sindicato, a fim solicitar os documentos necessários para o ajuizamento das execuções (procuração, declaração de hipossuficiência, cópias dos documentos pessoais e cópia do comprovante de residência). É imprescindível que os documentos necessários sejam enviados até 28/08/2018 para a Assessoria Jurídica do Sindicato.

Por fim, alertamos que os Tribunais brasileiros têm entendido que os servidores que utilizaram a Licença-Prêmio para fins de antecipar o recebimento do Abono de Permanência não podem receber a conversão das referidas licenças em pecúnia, sob pena de locupletamento indevido. Assim, a Assessoria Jurídica entende que mesmo diante da propositura da Execução de Sentença, pode ser que os servidores não recebam valor algum. A Assessoria Jurídica está trabalhando junto aos Tribunais para reverter o entendimento acima mencionado.

 

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3233-9389
(41) 3077-3994
(41) 3077-6113

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades