25/01/2016 - Por SindPrevs

Ler e escrever

Qualidade de Vida e Saúde

Ler e escrever: um elixir de vida na terceira idade

Vou contar-vos acerca de uma doce idosa, doente de Alzheimer, que, aos 83 anos, depois de um decréscimo da sua qualidade de vida intelectual e emocional (...), teve força de vontade para combater esses demónios.

O sabor que as palavras têm dão cor à vida e dão vida à vida e qualidade a essa vida. As palavras leem-se, revilêem-se. As palavras escrevem-se, escrevivem-se. Deixem-me, sem pretensiosismo, tentar imitar o dom de criação de palavras que Mia Couto põe na sua escrita.
O exercício da leitura e da escrita são poderosos instrumentos revigorantes para o cérebro. A atividade intelectual na terceira idade é fundamental para manter os mais idosos ativos e para evitar ou retardar o surgimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, que levam a memória e trazem as demências. A investigação tem demonstrado que o treino do raciocínio indutivo, da memória e de outras funções mentais é importante na manutenção da saúde mental.
"Mente sã em corpo são." Para o corpo são, exercício físico e boa alimentação. Para a mente sã, exercício intelectual e bom alimento para ela. É de mente sã que eu vou falar, embora não nos possamos esquecer de manter o corpo são: um não vive bem sem o outro estar em forma. Vou dar exemplos reais de histórias de vida em que a leitura e/ou a escrita deram vida à vida e lhe acrescentaram cor, sabor, prazer e qualidade.
Vou contar-vos acerca de uma doce idosa, doente de Alzheimer, que, aos 83 anos, depois de um decréscimo da sua qualidade de vida intelectual e emocional, em que as memórias se confundiam e as manias ganhavam terreno juntamente com a depressão e a irritação, teve força de vontade para combater esses demónios. Entre outras armas, a leitura esteve sempre presente. A par com a revileitura (em parceria com os medicamentos, o exercício físico e o carinho da família), começou a assistir-se ao renascer do que já se pensava perdido. O cérebro como que rejuvenesceu e foi-lhe possível não apenas saborear as histórias dos muitos livros que lia, mas também a qualidade literária com que eram tecidos, nomeadamente a magia das palavras criadas por Mia Couto. Depois seguiu-se um aumento da atividade de escrita, há muito condicionada a algumas cartas para a família, através da tradução de uma história francesa e respetiva ilustração, para uma criança da sua estima, como anos antes tinha feito para os netos.
Deixem-me contar-vos acerca de um senhor que, depois de se reformar, descobriu o prazer da escrita aos 68 anos. Começou a pesquisar (lendo, ouvindo, conversando), e as histórias e os poemas foram nascendo, num processo de escrevivência, em que também o seu cérebro rejuvenesceu, a vida ganhou mais interesse e novos objetivos.
Deixem-me contar-vos ainda como a literatura serve de elo de comunicação entre gerações. Sempre o foi entre mim e as duas pessoas admiráveis de que falei. Foi-o entre uma filha e uma mãe, que sempre partilharam leituras além de afetos, quando a segunda se encontrava em estado terminal, já sem conseguir falar. A filha selecionou um texto de Rubem Alves (2002) para ler à mãe, no hospital, pretendendo comunicar-lhe como a considerava sábia, apesar da sua baixa escolaridade: "O erudito é aquele que ajunta muitos saberes. O sábio é aquele que, saboreando os saberes ajuntados, se dá conta que muitos deles não têm gosto, ou que têm um gosto que não lhe agrada. O sábio - degustador - livra-se deles. O erudito soma saberes. O sábio diminui saberes. Ele escolhe o que é essencial. Os saberes essenciais são aqueles que nos ajudam a viver". O olhar da mãe, o seu sorriso, a sua expressão facial mostravam compreender o que ouvia e denunciavam o que lhe ia na alma e que não podia traduzir em palavras. Esse dia foi o último em que filha e mãe puderam comunicar, numa partilha de afetos, de palavras, de uma vida que as uniu e que se traduziu num momento final de felicidade para a mãe (e também para a filha), numa comunhão perfeita através da literatura, que lhes permitiu esta despedida.
Serão estas histórias acasos? Não. Ler e escrever são atividades altamente estimulantes para o cérebro e não é preciso ter estudos elevados para as realizar e apreciar; "são saberes essenciais" que nos podem ajudar a viver. Martín (2007) diz que, "assinalado o interesse da estimulação, defendemos que a educação, ao proporcionar um conjunto de padrões de atividade intelectual (por exemplo, através da leitura, da escrita, de atividades discursivas que exercitam o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, etc.), ajuda à manutenção dos níveis de ativação cerebral ou, em muitos casos, a recuperar e a compensar a perda de estimulação ambiental ou contextual, que ocorre particularmente depois da reforma".
À leitura e à escrita podemos acrescentar outras atividades que também exercitam o cérebro, como, por exemplo, fazer palavras cruzadas, jogar cartas ou outros jogos, bordar ou fazer renda, construir peças de artesanato. Da prática de todas elas, de acordo com os gostos e os hábitos de cada idoso, resultarão benefícios como a estimulação do cérebro, o sentimento de rejuvenescer, o gosto pela vida.
NOTA: Gostaria de dedicar este texto à minha querida mãe, de quem herdei o prazer da leitura e da escrita e em quem tive o privilégio de sempre encontrar parceira de diálogo e de interesses nesse (como noutros) domínio.
Bibliografia:
Martín, A. V. (2007). Gerontologia educativa: Enquadramento disciplinar para o estudo e intervenção socioeducativo com idosos. In A. R. Osório & F. C. Pinto (eds.), As pessoas idosas: Contexto social e intervenção educativa. Instituto Piaget
Alves, R. (2002). Estórias maravilhosas de quem gosta de ensinar. Porto: Edições Asa.
(FONTE: ARMANDA ZENHAS – EDUCARE)

Tags: notícias, informes

Baixe aqui nossos arquivos:

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades