09/08/2016 - Por SindPrevs

Geap, à beira do caos!

Informes Geap
Geap, à beira do caos!
Imagem reprodução SindPRevs

Geap, à beira do caos, transfere conta para os servidores

A GEAP vai completar 71 de existência em meio a uma crise sem precedente, que poderá levar à insolvência deste patrimônio construído integralmente com as contribuições de milhares de trabalhadores, pagas para que pudessem ter atendimento à saúde. Tragicamente, milhares de servidores que há longo das últimas décadas mantiveram em dia suas contribuições estão sendo expulsos do plano em razão dos reajustes abusivos, sendo o último de mais de 37% nas mensalidades.

Os dados dos ministérios apontam que mais de 30 mil servidores já foram excluídos do plano porque os mesmos não conseguem pagar os valores abusivos que a GEAP passou a cobrar. E, com a decisão da direção interina indicada pelo governo provisório de cobrar a diferença de 20% para 37%, retroativo ao período de vigência da liminar, outros milhares serão automaticamente excluídos do plano por absoluta incapacidade de pagar os valores absurdos das mensalidades.

No entanto, a maior tragédia da GEAP tem como causa a má gestão, praticamente pelas constantes intervenções do governo, que utiliza da conivência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da indiferença do TCU, que não faz auditoria nas contas do plano de saúde GEAP, mesmo sabendo de todas as falcatruas e desvios praticados por estes gestores indicados pelos governos de plantão, que transforma o plano de auto-gestão num cabide de emprego dos seus correligionários.

A FENASPS, que havia conseguido decisão judicial liminar que estabeleceu percentual de reajuste em 20%, mas posteriormente teve os seus efeitos suspensos, entrou com recurso e está aguardando julgamento. No campo da pressão política, a FENASPS faz constante gestão junto à direção da GEAP, à Comissão de Seguridade Social, aos parlamentares e órgãos afins, com realização de atos em todo o país.

Porém, é fundamental que os servidores contribuintes do Plano GEAP, utilizem os diversos canais de comunicação, principalmente as mídias sociais, e-mails, para pressionar a ANS, TCU, parlamentares e principalmente o governo – Casa Civil, na pessoa do ministro temporário Elizeu Padilha –, pois temos de evitar a qualquer custo que milhares de participantes do plano fiquem sem atendimento porque são expulsos pelo reajuste abusivo (veja os endereços no final desta nota).

É importante ainda que todos façam denúncias nos Procons, nas delegacias do consumidor e no Ministério Público. Afinal, grande parcela dos assistidos tem mais de 60 anos, estando amparados inclusive pelo Estatuto do Idoso, e não podem simplesmente ficar sem atendimento. Ainda há centenas de outros segurados que estão internados e/ou em tratamento de saúde continuado e não podem correr risco de morte por falta de atendimento do plano de saúde que pagaram durante a vida toda.

Todos que fazem parte do Plano de Saúde da GEAP, mais do que nunca, precisam estar unidos numa frente única para não deixar que os interventores levem o plano à bancarrota e a uma situação de total insolvência. Bem como não aceitaremos pagar a conta de incompetências administrativas, e dos desvios praticados por gente que não tem nenhum compromisso com a boa gestão do plano, bem como com milhares de vidas que dependem de atendimento a sua saúde.

Lutando todos juntos vamos resgatar o patrimônio que construímos para assegurar atendimento a nossa saúde!

OUSANDO LUTAR, VENCEREMOS. TODOS JUNTOS NESTA LUTA!

FENASPS: 32 ANOS DE LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS E CONQUISTAS DA CLASSE TRABALHADORA!

 

Endereços para envio de e-mail:

ANS – ouvidoria@ans.gov.br

Casa Civil – casacivil@presidencia.gov.br

TCU – ouvidoria@tcu.gov.br

Tags: geap

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades