23/07/2015 - Por SindPrevs

MARCHA A BRASÍLIA REÚNE MAIS DE SEIS MIL TRABALHADORES

Informes de Greves
MARCHA A BRASÍLIA REÚNE MAIS DE SEIS MIL TRABALHADORES
Imagem reprodução SindPRevs

A greve completou 17 dias paralisando 26 estados – AC, AL, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, RO, RR, SE, SC, SP e TO. Em Amazonas, o estado de greve permanece para a construção da mesma. Com a força e pressão do movimento, o governo abriu as negociações com os servidores.

Houve audiência na SRT/MPOG, com Fórum das Entidades, na última segunda-feira, 20 de julho, apresentando reajuste salarial de 21,03% parcelado em quatro anos, reajuste do Vale-Refeição e Auxílio Pré-Escolar e Saúde Suplementar.

No dia seguinte, 21 de julho, aconteceu a primeira reunião da pauta específica da base do Seguro e da Seguridade Social com Ministério do Planejamento. A Fenasps reafirmou a Jornada de 30 horas semanais; Incorporação da GDASS e GDPST; Concurso Público e Fim do Assédio Moral.

O Secretário de Relações do Trabalho informou a disposição do governo em apresentar proposta para incorporar gratificação pela média de recebida pelos últimos cinco anos e buscar soluções para equacionar o problema da remuneração dos servidoresdo INSS, cuja parte variável (GDASS) representa 70%, enquanto a parte fixa (VB) alcança apenas 30%.

Sobre a Jornada de 30h, o representante da SRT/MPOG mencionou que vai realizar audiência com o ministro da Previdência, Carlos Gabas, e a presidente do INSS, Elisete Berchiol, para discutir as questões da pauta de reivindicações. Além disso, vão analisar esta questão à luz do decreto 4836/2003 para responder à pauta.

Ainda no dia 21 de julho, foi realizado um ato em frente ao edifício-sede do INSS e uma reunião com a presidência do INSS. A partir dessa audiência, foram compostos dois grupos técnicos que se reunirão nos dias dia 23 e 24 de julho para tratar da Instrução Normativa (INS) n° 74 e Processo de Trabalho. Nesta quinta-feira, 23, participaram das reuniões dos grupos os estados SP, RS, BA e PA, sobre REAT, e RS, SC e SP, sobre IN 74.

Com grande movimentação de servidores da base do Seguro e da Seguridade Social, e fundamental contribuição de movimentos populares, como o Movimento Resistência Popular (MRP), e também das outras categorias do funcionalismo em greve, a Marcha Nacional reuniu mais de seis mil trabalhadores em Brasília no dia 22 de julho. Logo após a marcha, representantes das entidades dos SPFs foram recebidos pelo assessor especial da Secretaria-geral da Presidência da República, José Feijóo.

No dia 22 de julho também foram realizados, em frente ao Ministério da Saúde, um ato com servidores da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e (CPST), e uma audiência com a Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde (ver Informativo 014).

A Fenasps está pressionando o governo para realizar audiência conjunta com o ministro Carlos Gabas (Previdência), a presidência do INSS e a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento. Após a Marcha realizada ontem (22), as entidades dos SPFs vão discutir os próximos passos. Vamos avançar para paralisar as atividades em todas as APS do país!

É importante destacar que, ao contrário do que está sendo divulgado nas redes sociais, não existe proposta formalizada pelo governo, a não ser conversas de bastidores! A Fenasps orienta a não acreditar em conversas informais, apenas nos informativos oficiais da federação.

Com isso, orientamos os servidores a manter firmeza na greve já que, por enquanto, não existe nenhuma proposta oficial do governo. Qualquer outra informação é mera especulação!

Brasília, 23 de julho de 2015

Tags: GREVE

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades