03/07/2014 - Por SindPrevs

QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO TRABALHADOR

Qualidade de Vida e Saúde

Bem Estar, deu dicas para higienizar objetos e alimentos.

Programa falou ainda de doenças transmitidas pelo sangue, água e saliva.

Do G1, em São Paulo

Limpar, desinfetar e esterilizar: você sabe a diferença? Quando usar cada um deles? No Bem Estar desta quinta-feira (3), os infectologistas Caio Rosenthal e Renato Grinbaum explicaram que cada técnica tem um resultado diferente – a limpeza, com um pano, água, sabão e detergente, por exemplo, remove apenas a sujeira e reduz em até 95% a carga de micro-organismos de um objeto; já a desinfecção, com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, tira maior parte deles, perto de 98%, enquanto a esterilização, com auto-clave, elimina 100% de bactérias.

Todas essas técnicas têm como objetivo higienizar objetos e alimentos como uma maneira de evitar doenças e outros riscos à saúde. Uma das maiores preocupações em relação a isso vem das mães, que não sabem como lavar os brinquedos que os filhos colocam na boca ou também a mamadeira, como mostrou a reportagem da Ana Brito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, se o bebê de até 6 meses não puder tomar leite materno e a mãe tiver que usar a mamadeira, é importante que ela lave o frasco com água e sabão, coloque em água fervente por 5 minutos e enxugue com um pano limpo.

Isso pode ajudar a prevenir doenças transmitidas pela saliva, como herpes, mononucleose, resfriados, gripes e meningite, por exemplo. O infectologista Caio Rosenthal alerta que é importante também se proteger contra doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite B, hepatite C, HIV, sífilis e doença de Chagas. Mulheres que vão em manicures, pedicures ou podólogos. por exemplo, devem levar sempre seus próprios instrumentos e desinfetá-los periodicamente. No caso dos alicates usados profissionalmente, é fundamental que eles sejam esterilizados com auto-clave.

Os alimentos também exigem um pouco de cuidado, como alertaram os médicos. Por isso, é fundamental higienizar frutas e verduras, por exemplo, mas não apenas deixando-as de molho em uma solução de água com hipoclorito de sódio. O ideal é friccioná-las antes de colocá-las de molho, para retirar ovos de vermes que possam estar depositados. Segundo os infectologistas, é fundamental que seja utilizada água potável, para reduzir o risco de doenças transmitidas pela água, como hepatite A, cólera, febre tifoide e doenças diarreicas agudas.

Tags: saude, trabalhador

Baixe aqui nossos arquivos:
Baixar arquivo

voltar

a sindprevs

Há trinta e três anos os trabalhadores da Seguridade Social realizavam importante greve com mais de noventa dias de paralisação. No dia 14 de outubro de 1988, na vanguarda de luta de classe, fundaram o SINDPREVS-PR, com objetivo de impulsionar a luta deste setor.

contato

sede ( londrina )
(43) 3321-3814

Rua Jorge Casoni, 2575
Londrina-PR

CEP: 86010-250

sub-sede ( curitiba )
(41) 3232-0400

Av. Marechal Deodoro, 500
Sala: 155 - Curitiba-PR

CEP: 80010-010

horário de funcionamentoSegunda à Sexta das 8h às 18h

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades